sábado, 2 de março de 2013

A imprensa esportiva paraibana e os "jogos que não valem nada"


O sucesso do Belo incomoda muita gente. Alguns canais de comunicação são controlados por pessoas que, parecem nutrir aquele ódio irracional pelo mais Belo e Glorioso, que é inerente aos frustrados torcedores da galinha e do preá.

Estamos passando por uma fase de 9 anos sem títulos, com alguns raros lampejos de reação pelo meio, então ficou fácil para eles tripudiarem de nós nesse período, ao mesmo tempo que exaltavam os "organizados" e "profissionais" times de Campina Grande. Paradoxalmente, esses dois times tão "organizados", como a imprensa pinta, possuem dívidas trabalhistas milionárias, um deles teve ate os papéis higiênicos dos banheiros confiscados, enquanto o outro teve os refletores leiloados, arrumaram novos, inauguraram e menos de uma semana depois já houve uma nova penhora. 

Isso sem falar na dívida com a CAGEPA, divulgada em maio passado. O time penoso, somando clube e estádio, possuía um débito de R$1.534.582,00, figurando como décimo maior devedor, segundo a lista. O outro, devia menos, "só" R$300 mil. Mas para imprensa, são exemplo de profissionalismo e organização. Vai entender.

Sobre o maior da Paraíba, o momento atual é diferente, o Botafogo vive um clima de união, os dirigentes que outrora faziam oposição uns aos outros, agora estão juntos e os resultados estão sendo colhidos.
Negociação das dívidas trabalhistas, dividas com a União sendo abatidas pela Timemania e o principal carro-chefe do clube, o Futebol, vem com uma série invicta, lider absoluto do primeiro turno e com vaga garantida na semifinal.

Esse fato, que deveria ser a manchete, conseguiu ser subvertido pelos palhaços da imprensa esportiva, que fazem questão de enfatizar que o jogo "não vale nada", que vai ser um "amistoso de luxo", que é um clássico sem motivação.



Como assim? O jogo vale 3 pontos, vale a manutenção da invencibilidade e vale sobretudo, por ser um clássico, contra o nosso rival da capital (esse sim que não vale nada :P ). Essa estratégia de desmerecer o jogo do Botafogo tem um único motivo: afastar o torcedor mais desavisado do estádio.

Porque alguém vai para um jogo que "não vale nada"? 

-Ô Zé, vamo pra Graça hoje?
-Pra que? Vi a semana toda no programa dos Muppets o Caco dizer que o jogo não vale nada!





Deve ser nisso que se confiam as pessoas por trás da marionete. Já que não tem o que falar do time, querem desmotivar a torcida. Para isso, usam de vários artifícios, junto com o cara do ministério público da PARAÍBA, que é mestre em proibições, e que curiosamente só tem jurisdição em João Pessoa, já que em Campina e no Sertão não se cumpre nada que ele diz.

Conseguiram fazer uma ligação entre a tragédia da boate gaúcha e os sinalizadores utilizados pela torcida, falando até em perigo de incêndio!!!
Fizeram terrorismo a respeito da segurança da graça, quando o time galináceo estava com medo de vir levar gol em João Pessoa.
Fizeram outro estardalhaço a respeito dos sinalizadores, com a morte do garoto na Bolívia por torcedores corintianos, sem falar nas matérias oportunistas, pra dizer que o estádio Almeidão não vai ter condições de sediar jogos, quando o próprio governador os desmente. 



Até depois da goleada de 9x2 contra o Cruzeiro, haviam radialistas na CBN cornetando o time e "se mostrando preocupados com a postura" dos jogadores. Essa semana, entrevistando o presidente Nelson Lira, parecia para eles, que Nelson queria levar os clássicos para a Síria, dado o tamanho terrorismo que eles faziam ao se referir ao Almeidão, numa clara atitude de querer jogar a opinião do torcedor contra o clube.

O objetivo por trás dessa linha editorial deles é claro: prejudicar o Botafogo. O jogo de bastidores feito pelos times do interior é assim há vários anos e vai continuar sendo. O que resta é a torcida botafoguense não se deixar enganar por essas picuinhas e desconfiar quando eles pintam essas situações apocalípticas com o nosso clube. Minha audiência eles não tem há um bom tempo.

O fato de sermos tão perseguidos não é coincidencia. Isso só prova o quanto nós somos maiores que tudo e o quanto nossa volta por cima amedronta as forças menores do estado. Vamos seguir em frente, pois a caravana nao para com o latido dos cães! 
Com união e força, seremos campeões.

Avante Belo!

Um comentário: